top of page
  • Naíse Domingues

Felipe Flores, sacerdote Lukumi porto-riquenho, é o novo colunista da revista KOBÁ

Piedra y caracol abordará Santeria, religião afro-cubana que também cultua orixá


(Foto: Acervo pessoal)

Porto-riquenho que mora nos Estados Unidos, Felipe Odde Kan Flores é o novo colunista da revista KOBÁ. A coluna internacional Piedra y caracol veio para contar mais sobre a Santeria, religião de culto a orixá de origem afro-cubana, e teve sua estreia na edição #6, Sincretismos. O autor é professor de História Mundial e coroado sacerdote de Ochosi pela tradição Lukumi, pertencente ao Okan Aye Ile of Florida. É apaixonado pela historiografia Lukumi, cosmologia e arte religiosa. Conheça um pouco mais:


KOBÁ | Primeiramente, quem é Felipe Oddede Kan Flores?

FELIPE | Bem, Felipe Oddede Kan Flores é professor de História, veterano do exército dos Estados Unidos e Olorisha da tradição de orixá afro-cubana conhecida como Santeria ou Lukumi. Eu nasci na cidade de Carolina, em Porto Rico, mas cresci em San Juan com uma família muito envolvida no espiritismo praticado na ilha.


KOBÁ | Como sua relação com a Santeria começou?

FELIPE | Meu primeiro contato com orixá aconteceu quando eu tinha 12 anos, através de um amigo da família que era oni shango. Mas foi somente 18 anos após este encontro que eu fui consagrado a Ochosi em Jacksonville, na Flórida. Eu fui iniciado em um ile okan aye, que descende do cabildo de Santa Teresa de Jesus das Matanças (cabildos são como os terreiros no Brasil, mas agora não são tão fundamentais para o Lukumi). Santa Tereza é a santa católica sincretizada com Oya na tradição Lukumi.


KOBÁ | Na sua opinião, qual a importância de disseminar conhecimento sobre a Santeria no Brasil?

FELIPE | Eu acredito que é importante para todas as tradições de orixás se conhecerem e trabalharem juntas. Afinal, em nossas respectivas regiões, somos religiões minoritárias e constantemente mal compreendidas. “Unidos somos fortes”, que é um provérbio oriundo do odun oggunda osa do nosso sistema merindologun (3-9).


KOBÁ | Qual o tipo de reflexão você espera que seu primeiro texto traga aos leitores?

FELIPE | No meu primeiro texto eu fiz apenas uma pequena introdução sobre o que é a Santeria. Uma pequena representação de mais de 500 anos de história.


KOBÁ | De agora em diante, o que podemos esperar da coluna Piedra y caracol?

FELIPE | Bem, Piedra y caracol vai falar sobre a história de Lukumi e, mais para frente, sobre as diferenças e similaridades entre Lukumi e Candomblé.

 

Para ler “Well, I do practice Santería”, primeiro texto da coluna Piedra y caracol, assinada por Felipe Odde Kan Flores, clique aqui.

60 visualizações0 comentário
bottom of page