top of page
  • Redação

Novo livro de Ademir Barbosa Júnior situa a espiritualidade no cotidiano solidário

Exu e a Teologia do Desalinho é o título da nova obra do escritor

(Foto: reprodução)

Lançado pela editora Namastê/Metanoia na segunda quinzena de agosto, o livro Exu e a Teologia do Desalinho é a mais nova publicação do escritor Ademir Barbosa Júnior "Dermes". Em linguagem acessível não apenas ao povo de axé, o autor busca situar e ressignificar a presença do orixá Exu na espiritualidade e na religiosidade dos povos de terreiro e como índice de resistência à marginalização e exclusão.

“Exu é quem nos guia para o quilombo. Aquilombar-se é sempre algo coletivo, embora, claro, contemple a individualidade. A prosperidade, para os povos de terreiro, não se restringe ao material e é também comunitária, bem longe do que se chama de teologia da prosperidade. Infelizmente, muita gente tem 'gourmetizado' Exu, situando-o como elemento de exploração cumulativa, neoliberal, meritocrática”, elucida o autor.

Dermes sintetiza os encaminhamentos do livro em duas epígrafes, uma geral, Exu é orixá, não é coach, e outra do anexo A encruzilhada do diálogo inter-religioso: Para Exu e Padre Júlio, que cuidam do povo da rua. Segundo o autor, povo da rua é uma designação comum para muitas entidades espirituais que a sociedade renega, assim como finge não existirem pessoas em situação de vulnerabilidade, geralmente chamadas de população em situação de rua.

"Exu e Padre Júlio Lancelotti nos convidam a rever olhares e posturas. Em vez de dizer que ‘Exu é o diabo’, como tantos fazem, o padre caminha com ele ao encontro dos que têm fome e frio, no corpo e no espírito. Isso se chama empatia, solidariedade.”

Ele acrescenta: “A gargalhada de Exu é deboche contra o status quo que escraviza e tenta abafar vozes plurais e até mesmo dissonantes. Por isso ele é patrono da Teologia do Desalinho, que tem como patrona Iansã, orixá dos ventos que desalinham os cabelos do orí para oxigenar ideias, conceitos, ações. Uma espiritualidade desconectada do corpo e do cotidiano é alienante, exclusivista, renega a vida.”

O autor é sacerdote de Umbanda (Pai Dermes de Xangô) e candomblecista (Tata Obasiré) e já publicou 67 livros solo, além de ter participado de antologias, prefácios, estudos críticos e ter livros traduzidos para diversos idiomas. Têm contratados 22 lançamentos para os próximos dois anos e no momento negocia outros 11 originais. Seus livros vão do infantil e da poesia a estudos sobre a espiritualidade e as tradições das religiões tradicionais de terreiro e novelas policiais, contos, romances e ensaios.

 

Assine gratuitamente a revista KOBÁ

86 visualizações0 comentário
bottom of page