top of page
Eduardo Bartkevihi

'Maria Padilha, sol do meu amanhecer' é o terceiro lançamento de Juliana D Passos

Homenageando as pombogiras, a nova canção exalta a figura das mulheres na religiosidade de matrizes africanas

(Foto: divulgação)

O Canal Macumbaria anunciou neste sábado (14) o lançamento do terceiro videoclipe da cantora Juliana D Passos, denominado Maria Padilha, sol do meu amanhecer. Idealizada para homenagear Maria Padilha e todas as pombogiras, importantes figuras nas religiões de matrizes africanas, a música visa representar a força, a sabedoria, o encanto e a inteligência do sagrado feminino dentro e fora dos terreiros.

Juliana D Passos ressalta a importância do videoclipe ser dedicado a elas. “A gente, mesmo quando não é de terreiro, sempre ouve falar da Maria Padilha desde pequeno. Infelizmente, muitas vezes de forma preconceituosa, assim como é o mundo, machista, racista, segregacionista. Quando, na verdade, ela é a expressão do quão maravilhosa é a energia feminina”, conclui.

A data escolhida para o lançamento do videoclipe se deu justamente por ser considerado o dia delas, uma importante data tanto para as religiões de matrizes africanas quanto para o folclore brasileiro.


Projeto Macumbaria

O Macumbaria consiste em um projeto artístico que resgata a ancestralidade das religiões de matrizes africanas e, a partir de um espetáculo que mistura danças e músicas, manifesta a cultura afro-brasileira. Por conta da necessidade do isolamento social, houve uma reformulação para que fossem produzidos conteúdos audiovisuais, com o objetivo de serem divulgados na internet.

Juliana explica que o projeto tem o objetivo de desmistificar interpretações equivocadas sobre a cultura dos terreiros. “A gente quer levar a mensagem dos orixás, das divindades e entidades, o mais longe possível para que todos possam conhecer a beleza do culto de matriz africana, seus aspectos culturais por meio das crenças trazidas por nossos antepassados”, comenta.

O projeto está sendo viabilizado com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Ao todo, cinco videoclipes serão lançados nas plataformas de streaming do Canal Macumbaria.


Assista ao videoclipe:

 

Assine gratuitamente a revista KOBÁ


151 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page